+

Docentes do Curso de Artes Cênicas

Professores Efetivos

 

André Luis Rosa (Coordenador-Adjunto do Curso de Artes Cênicas)

Ator/Performer, Encenador, Dançarino, Professor e Pesquisador em Artes da Cena. Doutorado em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra/Portugal, Mestrado em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Licenciatura em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas (Dança e Teatro) - pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Desenvolve pesquisas (teóricas e práticas) que convocam dissidências epistêmicas, sexuais, linguísticas, espirituais e raciais entre a Performance e a Pedagogia (Estudos da Performance, Arte da Performance, Pedagogia Crítica, Teoria Queer, Estudos Feministas e Estudos Anticoloniais). Seu percurso como docente de teatro, dança e performance inclui as seguintes Universidades Federais: UFBA, UFS, UFSM e UFRGS, e a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio). Integrou alguns coletivos artísticos, dentre os quais se destacam: Núcleo Vendaval, Trupe Trapo, Teatro Gente-de-Fora-Vem, NuMiollo e Família Varnel. Em 2015, fundou o Movimento Sem Prega (Brasil/Portugal) - aliado ao Grupo de Pesquisa Protocolos de Convivialidade (PPG/UEM) - que abrange um conjunto de pessoas e atividades de diferentes campos de investigação cultural, política e linguística, funcionando como uma estrutura laboratorial nômade em performance, dança, teatro e pedagogia, atuando na produção de espetáculos, performances, oficinas/workshops, assessoria artística/cultural e terapêutica.
Link para currículo Lattes                                         Contato: alrosa@uem.br

 

Martha Dias da Cruz Leite (Coordenadora do Curso de Artes Cênicas)

Diretora de teatro, professora e atriz. Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual de Campinas. Graduou-se como bacharel em Artes Cênicas - habilitação em interpretação teatral - também pela UNICAMP. Atuou como Orientadora de Artes Cênicas no SESI-SP, onde era responsável pelo Núcleo de Artes Cênicas da unidade A.E. Carvalho. Foi professora convidada do curso de Pós-Graduação da Escola Paulista de Direito, onde ministrou aulas nas disciplinas "Didática para o Ensino Superior" e "Metodologia do Trabalho Científico". Participou como arte-educadora e artista-orientadora em diversos programas de cultura e educação dos governos municipais e estaduais de São Paulo: Programa Teatro Vocacional, Programa de Iniciação Artística, Fábricas de Cultura, Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, Parceiros do Futuro, Escola da Família. Atualmente coordena o Projeto de Extensão Exercício de interpretação através da encenação e montagem de peças teatrais, que desenvolve atividades de pesquisa e produção cênica nas áreas de direção e interpretação teatral, com foco em práticas artístico-pedagógicas vinculadas à processos de encenação. Também possui experiência com curadoria, produção artística e gestão cultural.
Link para currículo Lattes                Contato: mdcleite@uem.br

 

Sidmar Silveira Gomes

Professor Adjunto do curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Possui Pós-Graduação (Mestrado) em Pedagogia do Teatro e Graduação em Licenciatura Plena em Artes Cênicas, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Atualmente coordena o grupo de pesquisa “As potencialidades da noção de arquivo para investigações no campo da Pedagogia do Teatro” (CNPQ/UEM).

Link para currículo Lattes        Contato:ssgomes@uem.br

 

 

Professores Colaboradores (temporários)

 

 

Gabriela Pereira Fregoneis

É professora-artista-performer; Doutora em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Mestre em Teatro pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). É autora do livro “Entre o Teatro e o Cinema: Experiências Performativas” - editora Prismas- e "Corporeidades Deslizantes - A cena explorada para além do sujeito" - editora Paco. Atualmente professora temporária no Curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá. Desenvolve pesquisas e práticas artísticas nas áreas de Artes Cênicas, com ênfase em  Poéticas Cênicas, Corpo e Mídias. Dirige o coletivo de artistas em atividades de pesquisa e extensão (SI)mento Urbano há três anos participando de eventos artísticos e acadêmicos a nível nacional e internacional.
Link para currículo Lattes                 Contato: gabiangelus@hotmail.com

 

 

João Alfredo Martins Marchi

Formado em Artes Cênicas e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Professor de Artes Cênicas na Universidade Estadual de Maringá. Atua e orienta dentro dos projetos de extensão “Grupo de pesquisa e experimentação cotidiana utilizando como paradigma a figura do Clown” e “Projeto Brincadeiras com Meninos e Meninas de e nas Ruas”. Como ator participou, dentre outros, dos espetáculos “Rapsódia Circense” e “Orquestra de Bexigas”, do grupo Meu Clown, sob direção de Marcelo Colavitto. Participou do curso “Corpo, estado e criação no jogo do palhaço” ministrado por Silvia Leblon e do “Stage Aslarvaria, corso intensivo sulla fabbricazione della maschera in cuoio per La Commedia dell’Arte” ministrado por Antonio Fava. É integrante do grupo “Meu Clown”. É doutorando em Educação na Universidade do Minho de Braga – Portugal. Pesquisa a área da Sociologia a infância, enfatizando as relações de ensino entre as crianças, a improvisação e as máscaras teatrais da comédia.
Link para currículo Lattes              Contato: joaomarchi23@hotmail.com 

 

Ludmila de Almeida Castanheira

Desde 2008 articula os Festivais de Apartamento - eventos de performance arte, livres de curadoria, que ocorrem em casas de artistas que se dispõem a abrigá-los. Manteve, durante 2017 o Grupo de Extensão "Ações Performativas: fronteiras entre Arte e Vida", na UEM e, junto a esta instituição, desde 2014, organiza os "Bastardas: performance e táticas pedagógicas", eventos nos quais alunos e alunas realizam suas produções, além de contarem com a presença de performers convidadas para a troca de ideias sobre processos de criação. Performou nas unidades SESC (Palmas - TO, Santos - SP e Campinas - SP), junto ao grupo La Pocha Nostra, no II Encuentro Latinoamericano de Investigadores/as sobre Cuerpos y Corporalidades en las Culturas (Bogotá - Colômbia), e tem acompanhado iniciativas independentes como o Ruído.Gesto Ação&Performance (Rio Grande - RS), Corpus Urbis (Macapá -AP). Em 2018 lançou o livro "Performance Arte: modos de existência".
Link para currículo Lattes                    Contato: ludmilacastanheira@gmail.com

 

Renata Carolina Pereira

Possui graduação em Licenciatura de Artes Cênicas (2014) e faz parte do Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), sob orientação da Prof. Dra. Me. Verônica Regina Müller. Tem como objetivo levar a educação, o protagonismo, a humanidade e a emancipação por meio da arte. Como atriz, atua no grupo de teatro Meu Clown (desde 2011). Atualmente, faz parte do Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA), do Projeto Brincadeiras com Meninos e Meninas de Rua, e do Grupo de Pesquisa e Experimentação Utilizando como Paradigma a Figura do Clown, todos pela Universidade Estadual de Maringá.

Link para currículo Lattes    Contato: re.c.p@hotmail.com