+

Docentes do Curso de Artes Cênicas

Professores Efetivos

 

André Luis Rosa (Coordenador)

Ator/Performer, Encenador, Dançarino, Professor e Pesquisador em Artes da Cena. Doutorado em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra/Portugal, Mestrado em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Licenciatura em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas (Dança e Teatro) - pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Desenvolve pesquisas (teóricas e práticas) que convocam dissidências epistêmicas, sexuais, linguísticas, espirituais e raciais entre a Performance e a Pedagogia (Estudos da Performance, Arte da Performance, Pedagogia Crítica, Teoria Queer, Estudos Feministas e Estudos Anticoloniais). Seu percurso como docente de teatro, dança e performance inclui as seguintes Universidades Federais: UFBA, UFS, UFSM e UFRGS, e a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio). Integrou alguns coletivos artísticos, dentre os quais se destacam: Núcleo Vendaval, Trupe Trapo, Teatro Gente-de-Fora-Vem, NuMiollo e Família Varnel. Em 2015, fundou o Movimento Sem Prega (Brasil/Portugal) - aliado ao Grupo de Pesquisa Protocolos de Convivialidade (PPG/UEM) - que abrange um conjunto de pessoas e atividades de diferentes campos de investigação cultural, política e linguística, funcionando como uma estrutura laboratorial nômade em performance, dança, teatro e pedagogia, atuando na produção de espetáculos, performances, oficinas/workshops, assessoria artística/cultural e terapêutica.

Link para currículo Lattes                                         Contato: alrosa@uem.br

 Martha Dias da Cruz Leite

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo. Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual de Campinas. Graduou-se como bacharel em Artes Cênicas - habilitação em interpretação teatral - também pela UNICAMP. Coordena o Projeto de Extensão Práticas de Encenação e Pedagogia do Teatro, que desenvolve atividades de pesquisa e produção cênica nas áreas de direção e interpretação teatral, com foco em práticas artístico-pedagógicas vinculadas à processos de encenação. Também é atriz, diretora teatral e possui experiência com curadoria, produção artística e gestão cultural.

Link para currículo Lattes                Contato: mdcleite@uem.br

 

 

Sidmar Silveira Gomes (Coordenador Adjunto)

Professor Adjunto do curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Possui Pós-Graduação (Mestrado) em Pedagogia do Teatro e Graduação em Licenciatura Plena em Artes Cênicas, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Atualmente coordena o grupo de pesquisa “As potencialidades da noção de arquivo para investigações no campo da Pedagogia do Teatro” (CNPQ/UEM).

 

Link para currículo Lattes        Contato:ssgomes@uem.b

 

 

Professores Colaboradores

 

Davi Freire Giordano

Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Estudos da Performance pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciatura em Artes pela AVM (Faculdade Integrada). Formação complementar de Cinema e Crítica do Curso de Artes Combinadas na Universidad de Buenos Aires (Argentina / agosto 2010 - julho 2011). Ator formado pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL). Autor de livros, roteiros e conteúdos diversos direcionados para programas culturais, rádios, cursos web, palestras. Já trabalhou para importantes empresas, produtoras culturais, artistas e instituições educacionais. Foi Professor de Teatro da Fundação Cultural Casimiro de Abreu (2014-2016); Arte-Educador do Instituto de Arte e Pontão de Cultura TEAR (2014-2016); Professor Substituto de Artes Cênicas-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel - 2016); Supervisor Pedagógico dos Treinamentos do Teatro Essencial de Denise Stoklos e da Agência PSK (2016-2022); Colaborador criativo, assistente de curadoria e supervisor dos festivais, eventos e cursos do Teatro Essencial de Denise Stoklos, sendo também Diretor do Festival Internacional Denise Stoklos de Solo Performance (segunda edição, 2022); Professor de Graduação e Pós-Graduação em Arte Educação, Arte Terapia Pedagogia e Psicopedagogia do Instituto de Evolução Educacional IEFE SP (2017-2022); Professor de Graduação dos Cursos de Comunicação e Marketing da ESAMC-SP Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (2020-2022); Professor de Artes do Colégio Anália Franco (2017 - 2022); e Professor de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (2022). Como autor, possui textos publicados em português e espanhol em revistas nacionais e internacionais. Possui quatro Livros publicados: "Teatro Documentário Brasileiro e Argentino"; "Mercedes: Um processo de criação cênica do Grupo Emú"; "Praticando a Criatividade em sua Vida"; e "Aprendendo a Dizer Não com Afetividade". Trabalha como Colaborador Convidado da Revista Performatus (Porto, Portugal). Já ministrou aulas e oficinas em diversas cidades do Brasil e também na Argentina, no Chile, na França e nos Estados Unidos.

Link para currículo Lattes             Contato: dfgiordano2@uem.br

 

 Fernanda Lemos

Artista-Educadora, Professora e Pesquisadora em Arte-Educação e Pedagogia do Teatro. Professora colaboradora na Universidade Estadual de Maringá no curso de Artes Cênicas Licenciatura em Teatro. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Educação pela mesma Universidade, Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre Corpo, Arte e Educação (LABORARTE). Bacharel em Artes Cênicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá e Licenciada em Artes Visuais. Em sua trajetória como arte-educadora, atuou como Professora de Arte na Educação Básica no Ensino Fundamental e Ensino Médio em escolas privadas. Como arte-educadora, professora de Teatro, educadora social, e orientadora de medidas socioeducativas possui experiências em Projetos sociais voltados para inserção social, cultural, comunitária e medidas socioeducativas de adolescentes e jovens. Em 2020/2021 atuou como professora colaboradora na Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Arraias, Curso Licenciatura em Educação do Campo Habilitação em Artes Visuais e Música. Em 2017 participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior PDSE/Capes no Departamento de Teoria e História de la Educación na linha de pesquisa Educación, Identidad Y Resiliencia, Infancia y Juventud em Riesgo Social na Universidad de Málaga Espanha.

Link para currículo Lattes             Contato: frlsilva2@uem.br

  

João Alfredo Martins Marchi

Formado em Artes Cênicas e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Doutor em Educação em regime co-tutela entre a Universidade do Minho e a UEM. Professor colaborador de Artes Cênicas na Universidade Estadual de Maringá. Atua e orienta dentro do projeto de extensão “Projeto Brincadeiras com Meninos e Meninas de e nas Ruas”. É integrante do "Programa multidisciplinar de estudos, pesquisa e defesa da criança e do adolescente" - UEM e do "Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC" - Uminho - Braga. Pesquisa a área da Sociologia da infância, enfatizando as relações de ensino entre as crianças, a pedagogia do teatro, o teatro na educação e a comicidade.

Link para currículo Lattes              Contato: jammarchi2@uem.br 

 

  

Ludmila de Almeida Castanheira

Desde 2008 articula os Festivais de Apartamento - eventos de performance arte, livres de curadoria, que ocorrem em casas de artistas que se dispõem a abrigá-los. Manteve, durante 2017 o Grupo de Extensão "Ações Performativas: fronteiras entre Arte e Vida", na UEM e, junto a esta instituição, desde 2014, organiza os "Bastardas: performance e táticas pedagógicas", eventos nos quais alunos e alunas realizam suas produções, além de contarem com a presença de performers convidadas para a troca de ideias sobre processos de criação. Performou nas unidades SESC (Palmas - TO, Santos - SP e Campinas - SP), junto ao grupo La Pocha Nostra, no II Encuentro Latinoamericano de Investigadores/as sobre Cuerpos y Corporalidades en las Culturas (Bogotá - Colômbia), e tem acompanhado iniciativas independentes como o Ruído.Gesto Ação&Performance (Rio Grande - RS), Corpus Urbis (Macapá -AP). Em 2018 lançou o livro "Performance Arte: modos de existência"

 Link para currículo Lattes                    Contato: lacastanheira2@uem.br 

  

Mileni Vanalli Roéfero

Doutoranda na área de História do Teatro na Universidade de São Paulo (USP) sob orientação do Dr. Sérgio de Carvalho. Possui título de Mestra em Artes pela mesma instituição, orientada pela Dra. Maria Silvia Betti. É especialista em Arte na Educação (UNOESTE-2018) e graduada em Artes Cênicas - Licenciatura plena em Teatro pela Universidade Estadual de Maringá (2017). É professora colaboradora no curso de Licenciatura em Teatro da UEM desde 2020. É membro do projeto de pesquisa coordenado pelo Dr. Alexandre Flory intitulado "Brecht e o teatro brasileiro: influências, apropriações, atualidade" desde 2021 e professora orientadora no projeto intitulado "Entre a escola no teatro e o teatro na escola: interações e pedagogias possíveis" coordenado pelo Dr. Sidmar Silveira Gomes desde agosto de 2022.

Link para currículo Lattes    Contato: mvroefero@uem.br

  

  

 

Wagner Monthero

Ator, diretor e professor de teatro, atuando também na área da produção e como coreógrafo e dançarino. É Doutor em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2021) com pesquisa sobre experiência sensível no processo de criação do(a) atuante. É Mestre em Teatro – UDESC (2013) com pesquisa na área da pedagogia do teatro; Bacharel e Licenciado em Teatro – UDESC (2017). Possui experiências como professor de teatro em contexto comunitário, na educação básica, técnica e no ensino superior.

Link para currículo Lattes                    Contato: iwssimoes2@uem.br