+

Ferramentas para o ensino de música: Educação Musical em tempos de distanciamento social

• Quando 28/04/2020 11h00 até 28/05/2020 12h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
  • Adicionar evento ao calendário iCal

Esta ação é proposta pela área de Educação Musical, enquanto parte do projeto de extensão “Educação musical, escola e comunidade”. Ela congrega práticas e encaminhamentos pedagógicos musicais voltados para a interação dos/com os licenciandos em música em tempos de distanciamento social.   Trata-se de uma atividade única, distribuída em duas frentes conjuntas:

1. O estágio supervisionado: técnicas e estratégias organizacionais
  2. #percuteemcasa: iniciação à rítmica em repertório brasileiro

Como acontecerá?
Pela oferta de atividades assíncronas e interações síncronas, realizadas semanalmente, com cronograma específico para cada atividade e pelo uso de ferramentas gratuitas e de fácil acesso.

Público-alvo?
Estudantes de Licenciatura em música da UEM.

Haverá certificação?
Sim, vinculada ao projeto de extensão.

Qual será a carga horária?
Total, para quem participar de todas as atividades, 30 horas. Porém, as horas serão contabilizadas de forma independente de acordo com as atividades/horas realizadas.

Como se inscrever?
Por meio de link para inscrição que será disponibilizado aos estudantes de licenciatura em música, pelo aplicativo WhatsApp.

Observações gerais: Maiores dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com as professoras que estarão à frente das atividades.

Atividade A - apresentação

O estágio supervisionado: técnicas e estratégias organizacionais

Professora responsável: Aline Clissiane

É sabido que a atividade de estágio curricular exige um trabalho que envolve elaboração de relatórios de observação, relatórios de atuação, planos de aula e planos de ensino. Mas o que são esses documentos? Para que servem? Como são elaborados? Nesta atividade conversaremos sobre essas questões.

Como e quando acontecerá?

Serão realizados dois encontros semanais de 50 minutos cada, entre os dias 28/04 e 22/05 - todas as terças e sextas, das 11h às 11h50. Discutiremos sobre formas de escrita de relatórios e refletiremos sobre a real necessidade desse documento. Conversaremos sobre cada item que compõe um plano de aula e sobre como esses itens se materializam na prática do(a) professor(a) estagiário(a). Outros assuntos que permeiam essas temáticas poderão ser discutidas a depender da curiosidade dos participantes.

Atividade B - apresentação

#PERCUTEEMCASA: iniciação à rítmica em repertório brasileiro

Professora responsável: Andréia Veber

Esta atividade consiste na proposição de práticas de interação com ritmos e elementos percussivos da música brasileira, com olhares para as sonoridades que nos circulam. Em tempos de isolamento social, depois de estar tanto tempo dentro de casa, você já parou para observar as sonoridades que sua casa tem? Que tal experimentar novas interações e combinações sonoras? Vamos colocar a casa para percutir?

Como e quando acontecerá?

Pela realização de práticas semanais, de forma assíncrona entre os dias 28/04 e 22/05, tendo como ferramenta de interação e disposição dos materiais o aplicativo multiplataforma WhatsApp, pela combinação de uso entre distintas ferramentas gratuitas e de fácil acesso.