+

IC de Caio Pierangeli

Live Electronics: Histórias, técnicas e estéticas

Orientador: Prof. Dr. Rael Bertarelli Gimenes Toffolo (DMU-CCH)

Aluno: Caio Tikaraishi Pierangeli

Resumo

Neste projeto, apresentamos uma descrição da historia do desenvolvimento de uma das vertentes da música eletroacústica denominada Live Electronics. Tal vertente caracteriza-se pelo uso de sons instrumentais ou eletrônicos mas que são produzidos durante a própria performance e não pré-gravados. Os sons são transformados ou gerados durante a própria performance utilizados diversos tipos de aparatos eletro-eletrônicos, Uma vez que o Live Electronics é um tipo de obra que se utiliza de novas tecnologias ainda em processo de consolidação no campo da composição e da performance deparamo-nos com a escassez de bibliografia organizada no ponto de vista histórico e estético. Portanto, para tal tarefa, realizamos um levantamento bibliográfico nos principais periódicos especializados como o Computer Music Journal, Contemporary Music Review e livros desta área, afim de verificar como os compositores têm descrito suas práticas composicionais nessa vertente. Também realizamos entrevistas com os principais compositores brasileiros que se dedicam a esse tipo de prática. Com esse levantamento obtido em fontes primárias, pretendemos apresentar um panorama da atual situação da composição do tipo Live Electronics no Brasil, abordando as principais técnicas composicionais utilizadas e principais características estéticas que demarcam esse tipo de produção, no intuito de desenvolver tal taxonomia dos principais tipos de processamento de áudio que propiciam a emergência de diferentes poéticas composicionais.

Referências

CHION, M.; SCHAEFFER, P. Guide des objects sonores. [S.l.]: Buchet/Chastel, 1983.

EMMERSON, S. The relation of language to materials. The language of electroacoustic music, Basingstoke: The Macmillan Press, p. 17–39, 1986.

EMMERSON, S. Live’ versus ‘real-time. Contemporary Music Review, Taylor & Francis, v. 10, n. 2, p. 95–101, 1994.

EMMERSON, S. Living electronic music. [S.l.]: Ashgate Pub Co, 2007.

GARNETT, G. The aesthetics of interactive computer music. Computer Music Journal, The MIT Press, v. 25, n. 1, p. 21–33, 2001.

MANNING, P. Electronic and computer music. [S.l.]: Oxford University Press, USA, 2004.

MENEZES, F. Atualidade estética da música eletroacústica. [S.l.]: Unesp, 1999.

MIRANDA, E. Composing music with computers. [S.l.]: Focal Pr, 2001.

PAINE, G. Interactivity, where to from here? Organised Sound, Cambridge Univ Press, v. 7, n. 03, p. 295–304, 2002.

ROADS, C. The computer music tutorial. [S.l.]: The MIT Press, 1996.

ROWE, R. Machine musicianship. [S.l.]: The MIT Press, 2004.

SMALLEY, D. Spectro-morphology and structuring processes. The language of electroacoustic music, London: MacMillan Press, p. 61–93, 1986.

SMALLEY, D. The listening imagination: listening in the electroacoustic era. Contemporary Music Review, Routledge, part of the Taylor & Francis Group, v. 13, n. 2, p. 77–107, 1996.

SMALLEY, D. Spectromorphology: explaining sound-shapes. Organised Sound, Cambridge University Press, v. 2, n. 2, p. 107–126, 1997.

TOFFOLO, R. Quando a paisagem se torna obra: uma abordagem ecológica das composições

do tipo paisagem sonora. Unesp, 1999.
 

Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora – LAPPSO
Universidade Estadual de Maringá
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de Música
Av. Colombo, 5790 - Bloco 8, sala 6
cep 87020-900 - Maringá, Paraná - BRASIL

+55(44)3011-4092