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Granuladeiro

 

"Granuladeiro" - Um granulador em tempo real para pure data

Interface do software

Este projeto, realizado por Wellington Eleuterio Alves, se iniciou como um estudo para a implementação de um algoritmo de síntese granular, que pudesse ser implementado para operações em tempo real.

O software conta com duas formas básicas de inicialização : Alimentar o granuladeiro com um arquivo de audio presente em seu disco rígido, ou gravar um amostra de som de fonte externa. Para o primeiro caso, não é necessário nada além de carregar o arquivo e iniciar as operações de síntese. Para a gravação de fonte externa, o usuário deve escolher o tamanho da amostra (8 segundos por padrão), ajustar o input de entrada(MIC), e após isso apertar o botão "play".

Cinco parâmetros estao disponíveis para se lidar com os grãos :

   Pos - local da amostra de onde os grãos serão sintetizados.
   Dur - tamanho dos grãos em ms. 
   Pitch - afinação dos grãos.
   Overlapping - taxa de sobreposição dos grãos.
   Env Chooser - Envelope dos grãos(triangular, trapezóide,gaussiano,hanning).

Além disso, conta-se com um delay e um reverb caso o usuário sinta a necessidade de uma maior fusão dos grãos.

A função "record to me" permite gravar o resultado do trabalho realizado em formato .wav em um diretório a escolha do usuário(por padrão "C:/Sounds/grain.wav")

O projeto ainda requer melhorias, mas já é 100% funcional. Inclusive sendo utilizado em performances ao vivo.

Download (Salve todos os arquivos em um mesmo diretório, e abra o Grain.pd)

Wellington E. Alves | Granulador em Pd
 

Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora – LAPPSO
Universidade Estadual de Maringá
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de Música
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